Por que o sono é tão importante para a nossa saúde?
- Bárbara Farace

- 28 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

O sono desempenha um papel essencial na manutenção do equilíbrio do corpo e da mente. Acredita-se que ele tenha evoluído como um mecanismo para poupar energia e garantir a homeostase corporal. Durante o sono, o sistema glinfático – responsável pela "limpeza" do cérebro – torna-se mais ativo, eliminando toxinas acumuladas ao longo do dia. Além disso, o sono pode ajudar na reorganização das sinapses cerebrais, promovendo um "ajuste fino" das conexões neurais.
A qualidade do sono não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde. Estudos indicam que dormir mal está associado a um maior risco de mortalidade, problemas cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, obesidade, alterações hormonais e imunológicas, além de um aumento no risco de alguns tipos de câncer.
Por isso, cuidar do sono é fundamental para a promoção da saúde e qualidade de vida, especialmente na terceira idade.
Alguns estudos demonstraram que o sono de má qualidade está relacionado a aumento de mortalidade, risco de desfechos cardiovasculares adversos, risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, obesidade, alterações hormonais, alterações imunológicas e até com aumento do risco de alguns tipos de cânceres. Por isso, cuidar do sono é uma etapa primordial da promoção da saúde.
Aqui estão listadas, algumas dicas práticas de como melhorar o seu sono:
A primeira coisa é estabelecer uma rotina de sono. Tenha horários definidos para dormir e acordar, todos os 07 dias da semana, incluindo os finais de semana, férias e feriados. É essencial mostrar para o seu corpo (e para seus hormônios) que o ciclo circadiano está sendo respeitado. Se organize para dormir: tenha uma sequência de tarefas e faça todos os dias do mesmo jeito (exemplo: tomar banho, colocar pijamas, escovar os dentes, lavar o rosto).
Desligue-se de todas as telas! Evite usar equipamentos eletrônicos, como televisão, celulares, tablets, relógios eletrônicos, antes de dormir.
Certifique-se de dormir em local silencioso, confortável e escuro.
Evite passar tempo acordado na cama. Se não conseguir dormir em 15 minutos após se deitar, levante e vá ler um livro. Retorne para a cama quando estiver com sono e tente dormir novamente.
Evite realizar refeições na cama bem como ingerir grande quantidade de comida antes de deitar.
Evite dormir durante o dia. Se for dormir depois do almoço, o cochilo deve ser de no máximo 20 minutos.
Evite bebidas estimulantes, como café (e todas as outras que contêm cafeína ou energéticos) principalmente após às 18 horas.
Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir. Se engana quem pensa que o álcool melhora o sono. Essa bebida possui efeito negativo na qualidade do sono, até 6 horas após sua ingestão.
Evite ingestão de líquidos após às 17 horas para evitar acordar à noite para fazer xixi, principalmente se você já tem dificuldade de segurar a urina.
Mantenha o acompanhamento médico regular para tratar de forma adequada os outros problemas de saúde .
Ao seguir essas orientações, você estará investindo em uma das bases mais importantes da saúde e bem-estar: um sono reparador. Afinal, dormir bem é viver melhor!
Dra. Bárbara Farace - Clinica Médica e Saúde do Idoso
Para marcação de consultas em Contagem - MG ou Atendimento em domicílio, entre em contato pelo WhatsApp



Comentários